Cases de Sucesso

Como a Dell preencheu a lacuna entre as equipes de vendas e marketing com conteúdo interativo

A Dell utiliza conteúdo interativo para preencher a lacuna entre as equipes de vendas e marketing.

Quer saber mais sobre como o Conteúdo Interativo pode impulsionar sua estratégia de Marketing?

EMPRESA

A Dell é uma empresa multinacional de tecnologia, que fornece soluções de tecnologia, serviços e suporte. Por 30 anos, a Dell capacitou países, comunidades, clientes e pessoas em todos os lugares a usar a tecnologia para realizar seus sonhos.

INDÚSTRIA

CASO DE USO

PRODUTO

FORMATOS DE CONTEÚDO

DESAFIO

A Dell tem uma gama de soluções B2B para empresas de todos os tamanhos — de pequenas a grandes. Os produtos e as soluções vão desde capacitar uma pequena empresa com soluções BYOD para novos funcionários até aconselhar uma empresa global sobre como proteger suas nuvens públicas e privadas.

Gerar leads qualificados do seu público-alvo é o foco principal, mas como acontece com a maioria das empresas com diversos mercados e produtos, pode ser um desafio comunicar a mensagem certa à pessoa certa, no momento certo, para aumentar o engajamento e as taxas de conversão. A Dell sabia que esse desafio também apresentava uma oportunidade empolgante de fornecer experiências online relevantes e direcionadas a seus diversos públicos. Eles tinham uma visão de experiências interativas, semelhantes a aplicativos, que agregariam valor e seriam úteis para seus visitantes online, para complementar seu já eficaz programa de geração de leads.

Nos últimos anos, a Dell utilizou as landing pages da campanha para formulários de captura de leads e microsites com o Ion. Começando com templates de página do Ion, ela foi capaz de iniciar e testar rapidamente páginas e microsites direcionados sem a ajuda de desenvolvedores. Ela obteve ótimos resultados, vendo a sua iniciativa de landing page aumentando as oportunidades de vendas em 10 vezes em um período de 2 anos.

Com um programa de geração de leads já bem-sucedido, aproveitando as landing pages do Ion, a Dell queria usar experiências digitais interativas mais inteligentes para ajudar a direcionar e apresentar soluções de forma mais eficaz para seus abrangentes públicos. Ela sabia que, para melhorar a experiência online e gerar mais leads, precisaria ir além das landing pages baseadas em formulários estáticos e trabalhar com experiências mais úteis e interativas, que fornecessem um valor concreto ao cliente.

A Dell criou consultores online para suas soluções de servidor, nuvem, virtualização e clientes — que estão disponíveis em Dell.com. Essas experiências semelhantes a aplicativos são frequentemente atualizadas com as informações mais recentes de produtos e serviços, e a plataforma de conteúdo interativo do Ion faz essas atualizações de maneira eficiente e ágil.

Com a agilidade para atualizações e mudanças, vem a agilidade para testar variações exclusivas de cada consultor online. Em vez de manter os consultores de solução como experiências da web estáticas e imutáveis, a Dell tem a liberdade de testar layouts, textos, imagens e personalização, para ajudar a aumentar as taxas de engajamento e conversão nos consultores interativos.

O gerente sênior de marketing digital da Dell, Joseph Moke, explicou: “Você não pode ter medo de falhar. Existem tantas maneiras diferentes de interagir com o seu cliente — os testes online, a confiança nos seus dados e a otimização sempre farão o seu site evoluir e tornar a experiência do cliente a melhor que você pode oferecer. Conheça intimamente a experiência do cliente e não tenha medo de desafiar o que funciona atualmente; e mesmo que funcione bem, nunca pare de se perguntar como você pode tornar essa experiência melhor.”

RESULTADOS

Os dados coletados capacitam o consultor de vendas da Dell com insights de clientes em potencial. Isso, por sua vez, permite que eles tenham uma conversa mais adequada e relevante ao acompanhar os leads gerados no configurador de soluções. Isso também garante uma coesão estreita entre as equipes de vendas e marketing — com o marketing transmitindo valiosos insights de leads de vendas que os ajudam a fazer seu trabalho com mais eficiência.

Quando um visitante conclui o consultor interativo, a equipe de vendas recebe a cotação e ela é carregada diretamente no CRM de vendas, para acesso direto às informações do cliente em potencial.

PRÓXIMOS PASSOS

Em relação aos testes, nos próximos trimestres, a Dell trabalhará em formulários menores para encaixar em vários templates de página em seu site — o que também será testado em mercados em que os formulários incorporados não funcionam. Eles também buscarão, continuamente, maneiras de fundir conteúdo interativo em projetos futuros como uma forma de aprimorar a experiência do usuário.

Moke acrescenta: “Todos que investiram no sucesso da nossa empresa querem saber o estado dos negócios e o ROI de nossas campanhas. Para nosso público interno, aumentos de conversão e testes são apenas o começo. Você pode aumentar sua conversão de formulário de várias maneiras, mas se seus leads forem de baixa qualidade ou não estiverem engajados, você perderá credibilidade para suas equipes de vendas e, por fim, sua experiência de cliente será prejudicada. Nossos testes de conversão vão além da conversão de formulário — sempre observe como seus leads estão afetando o fundo do funil de vendas.”

-> Saiba mais sobre como a Dell usa landing pages interativas para a geração de leads.

Confira outros Cases de Sucesso